A ansiedade se manifesta de muitas formas. Com diferentes gatilhos e intensidades, ela pode ser desde uma sensação normal, que todas as pessoas experimentam uma ou outra vez, como também um quadro mais sério, provocando angústia, inquietação e profundo desconforto.
Em muitos casos, há manifestações físicas, com diferentes graus de intensidade, como falta de ar, tremores, taquicardia, suor excessivo e náuseas.
Mas, às vezes, a ansiedade se manifesta de formas tão sutis e tão enraizadas na pessoa, que ela acredita serem apenas parte natural de sua personalidade.
Talvez você não saiba, mas os 5 hábitos abaixo estão associados à ansiedade e podem ser um alerta de que ela precisa ser investigada mais detalhadamente:
😩 1. SOFRER POR ANTECIPAÇÃO
Quem sofre por antecipação costuma imaginar as piores possibilidades e tudo o que pode dar errado. Muitas vezes a pessoa deixa de se relacionar, sair, viajar e se divertir, para evitar os problemas e os finais infelizes.
🤔 2. CALCULAR AS AÇÕES REPETIDAMENTE
Isso inclui ensaiar antes de agir ou falar, sentir dificuldade em agir de modo espontâneo e preocupar-se excessivamente com imprevistos.
😟 3. DIFICULDADE EM TOMAR DECISÕES
Pessoas ansiosas muitas vezes ficam presas a dúvidas que elas mesmas criam, gerando grande dificuldade na tomada de decisões.
😓 4. EVITAR EXPOSIÇÃO
É a fuga de situações, pessoas e lugares nas quais a pessoa acredita que poderá sentir uma ansiedade que não consegue administrar.
😬 5. NECESSIDADE DE APROVAÇÃO
A insegurança é um traço comum de quem sofre com a ansiedade. Por isso, é frequente que busquem a validação de terceiros, mesmo sem perceber.
A psicoterapia ajuda a identificar os gatilhos da ansiedade, entender sua origem e criar formas eficientes de controlá-la, reduzindo os sintomas e gerando padrões mentais mais positivos, para uma vida com maior bem-estar e qualidade.
Conte comigo para acompanhar você nessa jornada!